20.4.11

Entrevista com Pe. João sobre a Celebração Penitencial

Por Jackson Lima - PASCOM

Após a Celebração Penitencial ocorrida hoje (20/04/2011 às 19h30), Pe. João Crisóstomo, pároco da Paróquia Santa Maria, concede uma entrevista a PASCOM informando pontos relevantes sobre este momento de reflexão que prepara os paroquianos para as celebrações solenes que estão por vir.

PASCOM: Qual a importância dessa celebração para o início das celebrações que estão por vim nesta semana santa?
Para relembrar os 40 dias de Jesus no deserto, e ao mesmo tempo o povo se penitenciar diante de uma reflexão mais profunda, reconhecendo o sofrimento de Jesus e também o que Ele nos pede diante de nossas fragilidades, porque pelo sofrimento, pela doença, pela dor, também vem à ressurreição. Então esse momento penitencial nos levar a um lapidar para um novo tempo de graça que seria justamente a páscoa da qual se aproxima.

PASCOM: A celebração penitencial substituiria a confissão individual?
Não, ela ajuda a pessoa entender melhor a confissão, que se chama, auricular. Temos que no mínimo, segundo o catecismo da igreja Católica, que confessarmos ao menos uma vez ao ano na páscoa do Senhor, de preferência, e durante esse tempo procurar está em sintonia, neste caso, a celebração penitencial terá uma valia se eu estou com a confissão auricular.

PASCOM: Que mensagem o Senhor deixaria para os paroquianos?
Que ao refletirmos o sofrimento de Jesus e o seu gesto de servidor lavando os pés dos apóstolos e depois instituindo a eucaristia e em seguida dando ao mundo o seu próprio corpo como entrega total para ressuscitar, então a maior mensagem que eu deixo é que depois de tudo isso, Ele abre para o mundo novo horizonte. E quem reconheceu esse mistério de graça primeiro foram às mulheres principalmente começando por Madalena.
Reconhecer Jesus, a sua obra começando pelos pequenos e depois dando espaço a todos aqueles de boa vontade que queiram alcançar também a graça da Ressurreição, a qual Ele oferece para todos gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário