“Maria Concebida Sem Pecado”. Esta é a proclamação feita a Nossa Senhora da Conceição. Assim é reverenciada Maria, em virtude dos futuros merecimentos de Cristo, que desde o inicio da sua vida foi revestida da graça santificante.
Em vida não houve um momento sequer, em que se visse privada da graça de Deus. Esta graça crescia de maneira tão maravilhosa, que resta apenas contemplar tal ato de amor que em Maria pode se encontrada.
Agraciada por Deus, Maria é apresentada como mãe caridosa e bondosa. Em intercessão, roga por todos aqueles que aos seus pés chegam. Seja de joelhos e em oração, a veneração realizada pelos fiéis a Nossa Senhora da Conceição ora feita por pedidos de súplicas ou em agradecimentos por graças alcançadas, é revestida de muita emoção e fé.
O coração de Maria no mistério da Imaculada Conceição compara-se a um vaso transbordante de todos os bens e preciosidades vinda do céu. Singela, doce e pura. Nossa Senhora da Conceição ostenta-se bela, luminosa, envolta em luz celestial sobre o globo terrestre no alto do Morro da Conceição, no Recife. Ave Maria, mãe dos filhos de Deus.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição mantém uma tradição centenária de reunir milhares de pessoas no Morro da Conceição para prestar homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
O período comemorativo começa no dia 29 de novembro, com a realização da procissão da bandeira, levando uma bandeira alusiva à Nossa Senhora da Conceição, e termina com a procissão da imagem em 08 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição.
A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento à Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.
A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descedência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça". A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário