27.3.12

Arcebispo preside celebrações da Semana Santa em Olinda

Fiéis da Igreja Católica em todo o mundo se preparam para vivenciar a Semana Santa. Celebrações tradicionais e cheias de simbolismo são os destaques desse período que antecede o ápice da fé cristã, a Páscoa. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, as 107 paróquias já estão com suas programações prontas. O arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido, presidirá as solenidades na Catedralda Sé, em Olinda.

A primeira celebração acontece no próximo domingo, dia 1º. Às 8h30, domSaburido comanda a Procissão de Ramos. O gesto remete a chegada de Jesus aJerusalém, recebido com muita festa dias antes de ser assassinado. O cortejo sairáda Academia Santa Gertrudes, na Ladeira da Misericórdia, até a Catedral da Sé,onde será celebrada a missa.

Na quinta-feira, 5, às 9h, acontecerá a Missa dos Santos Óleos. Junto com o arcebispo todos os sacerdotes da arquidiocese abençoam o óleo feito de oliveira, que será utilizado durante o ano em todas as paróquias na administração dos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos. Na celebração também acontece a renovação dos votos sacerdotais. “É de extrema importância a presença dos fiéis leigos. É neste dia em que eles se reúnem e rezam juntos pelos sacerdotes”, explica o padre Gleiber Dantas.

Ainda na quinta-feira, tem início o Tríduo Pascal. Às 17h, será celebrada a Missa da Última Ceia. A solenidade recorda o último banquete de Jesus com os apóstolos, e o momento onde foram instituídos os sacramentos da eucaristia e do sacerdócio, horas antes de ser preso. Na ocasião, também acontece o ‘Lava pés’, gesto de humildade feito por Jesus e que é repetido pelo presidente da celebração. Após a celebração, alguns padres atenderão os fiéis para confissões.

A Sexta-feira Santa é o único dia no ano, em que não se realizam missas em nenhuma Igreja Católica, neste dia acontece a Celebração da Paixão. De acordo com a tradição cristã, às 15h, Jesus entregou o seu espírito ao Pai, portanto neste horário a Igreja realiza uma liturgia composta por Celebração da Palavra (Leituras de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão dos fiéis. Em seguida, acontece a tradicional Procissão do Senhor Morto.

No Sábado Santo, 7, às 20h, acontecerá a Vigíla Pascal, centro do ano litúrgico para a Igreja. Também conhecido com Sábado de Aleluia, a cerimônia começa com abênção do fogo e do Círio Pascal que simboliza a luz de Cristo. Uma pequena procissão é realizada do início da igreja até o altar, onde começa a Liturgia da Palavra, composta por nove leituras, oito salmos e o canto solene do Aleluia, antes do Evangelho, momento em que é proclamada a ressurreição de Cristo. Também acontece a renovação das promessas batismais. Nas igrejas onde existem batizado de adultos, é realizado neste momento. Em seguida, segue-se a missa como de costume.

No Domingo da Ressurreição ou de Páscoa, dia 8, missas acontecem nos horários de costume em todas as paróquias. Na Catedral da Sé, dom Saburido celebra às 9h. A partir da data tem início o período Pascal que dura 50 dias, encerrando-se com a Festa de Pentecostes. “A Semana Santa é o período mais importante da Igreja, pois nela se condensa o mistério pascal, da paixão, morte e ressurreição de Jesus, essência da fé cristã”, afirma o padre Gleiber.

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA 2012 - ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

Domingo de Ramos, 1º de abril
. Procissão saindo da Academia Santa Gertrudes, às 8h30
e seguindo para a Catedral da Sé, em Olinda, onde será celebrada a Missa

Quinta-feira Santa, 5 de abril
. Missa do Crisma / Santos Óleos, às 9h, na Catedral da Sé, Olinda
. Missa da Ceia do Senhor / Lava-pés, às 17h, na Catedral da Sé, Olinda.
. Após a celebração, alguns padres atenderão os fiéis para confissões.

Sexta-feira Santa, 6 de abril
. Ação Litúrgica da Paixão do Senhor às 15h, na Catedral e, logo após,Procissão do Senhor Morto.
pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda.

Sábado Santo, 7 de abril
. Vigília Pascal às 20h, na Catedral da Sé, Olinda.

Domingo da Ressurreição, 8 de abril
. Missa de Páscoa às 9h, na Catedral da Sé, Olinda.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário